outubro 13, 2025

EU AINDA CONFIO - Rabino Chizkyahu Ravel


Você pode não saber, mas hoje todo o povo judeu está prendendo a respiração.

Lá, em nossa terra, filhos e filhas que foram arrancados de seus lares estão retornando. Alguns estão retornando vivos. Outros... com suas almas erguidas e seus corpos descansando. Mas todos estão retornando. Todos eles.

E isso, caro leitor, não é apenas uma notícia: é um espelho.

Porque você também tem partes da sua alma que um dia foram sequestradas.

Pelo medo.

Pelo cansaço.

Pela rotina que o convenceu de que "é isso mesmo".

E assim, dia após dia, você se acostumou ao exílio interior.

Onde você é fisicamente livre, mas emocionalmente preso.

Onde você não se lembra mais da última vez que sentiu sua própria luz brilhar sem culpa ou explicação.

Mas hoje, algo no ar mudou.

Hoje, há o eco de um resgate.

Um sussurro celestial que diz: "Você pode retornar agora."

Na imagem que você viu — aquele homem enlameado, de uniforme listrado e com uma estrela no peito — há um símbolo.

Uma ironia divina.

Aquela estrela, outrora usada para humilhar um judeu, hoje brilha como a medalha de uma alma que não se rendeu.

O xerife do espírito.

O guardião da própria dignidade.

Porque você pode estar coberto de lama, pode ser esmagado,

mas nunca deixará de ser o que é:

uma centelha da Luz Infinita.

Um reflexo de Hashem na terra.

Um filho do Rei.

E quando essa centelha retorna — mesmo que trema, mesmo que não entenda, mesmo que carregue feridas que ainda doem — o céu inteiro se eleva.

Não pelo milagre de ter sobrevivido, mas pela coragem de ousar retornar.

Porque retornar não é voltar atrás.

Retornar é lembrar quem você era antes da dor convencer você de que não podia mais ser aquilo.

Retornar é permitir-se brilhar com o barro.

Retornar é olhar para o céu com lágrimas nos olhos e dizer:

“Eu ainda confio.”

E sim, o mundo continua o mesmo.

Ainda há guerras, ainda há escuridão.

Mas uma única alma que decide retornar à luz — a sua — muda o equilíbrio de todo o universo.

Não subestime o poder de uma lágrima sincera, de uma palavra gentil, de um coração que escolhe não desistir.

Porque aquele instante, aquele pequeno gesto de vida, é um resgate em miniatura.

Um êxodo interior.

Um reencontro com a sua essência mais luminosa.

Então, se você está lendo isto, não tome como apenas mais um texto.

Tome como um sinal.

A maneira do Céu lhe dizer:

Eu também estou esperando para te abraçar.”



NINGUÉM É MAÇOM, SOMOS RECONHECIDOS COMO TAL - César Luís Bueno Gonçalves



Um dos grandes dilemas maçónicos é saber se podemos ou não intitular-nos maçons (Sou Maçom!) ou se esta afirmação não nos pertence e só pode ser feita por um outro Maçom.

De facto, temos uma visão míope de nós mesmos. Tendemos a uma hipervalorização do nosso eu e, não raras vezes, em detrimento do outro… Explico melhor: fomos educados num sistema de comparações em que um ponto geralmente é explicado ou visto em relação a outro. Tendemos a fazer comparações e assim sentimo-nos mais ricos quando vemos mais pobres, sentimo-nos mais bonitos quando vemos mais feios e assim por diante.

Ocorre que por vezes a nossa miopia egocêntrica é tão grande que nos assustamos com nós mesmos ao vermos a nossa imagem reflectida em um espelho. Tendemos a não acreditar no que vemos… não é possível que seja eu…

Mas por vezes forçamos a barra e influenciamos a imagem do espelho, ou pelo menos no que ela nos está a revelar. O feio torna-se belo e assim por diante.

Assim, ao nos considerarmos maçons, em detrimento de sermos reconhecidos como tal, chamamos para nós um conjunto de características do “ser Maçom” que muitas vezes não apresentamos, não temos.

Claro, pode-se sempre invocar o formalismo. Sou Maçom porque fui iniciado. Sou Maçom porque pertenço à obediência tal… e etc. … Mas será que isso realmente nos confere a autoridade para nos denominarmos maçons?

O que é ser Maçom??? É somente ter sido iniciado??? Não implica mais nada???

Desde os meus tempos de Aprendiz que escuto um trocadilho muito usual no nosso meio, principalmente quando não gostamos de um determinado Irmão: “fulano é um profano de avental” ou então, quando encontramos qualidades num não iniciado: “é um Maçom sem avental”…

Por certo, ser Maçom implica muito mais que ter passado por uma iniciação.

Também reverbera no meu pensamento uma frase muito pronunciada em iniciações: “bem-vindo meu Irmão; esperamos que agora que entrou para a Maçonaria, que deixe que a Maçonaria entre em si, no seu coração e atitudes…”

A minha angústia, que motiva esta reflexão sobre SER MAÇOM, é a inépcia dos nossos métodos “maçónicos” em muitos de nós. Não é raro vermos Irmãos com graus de mestre, mestres instalados e, até com o grau 33º, com exposições diametralmente opostas à nossa filosofia, com atitudes antagónicas ao que está inerente às nossas alegorias e símbolos.

Bem sei que deveria estar preocupado acima de tudo com a minha pedra bruta, evitando reparar nas imperfeições de outras pedras, mas isto está a tornar-se impossível para mim, pelo que peço humildes desculpas aos meus Irmãos, mas não consigo “tapar o sol com a peneira” – empresto aqui voz a muitos que se têm chocado com palavras e atitudes de outros Irmãos.

Abate-me extremamente estar ao lado de Irmãos que acham que o cume dos seus progressos na Maçonaria são os graus atingidos… ser grau 33º do seu rito, ser Mestre “instalado”, estar autoridade maçónica e assim por diante e, deixam a humildade, a fraternidade, o carinho e virtudes trancados no armário, o armário da arrogância e da empáfia.

Abate-me saber que Irmãos são indiciados civil ou criminalmente pelos mais variados delitos ou crimes.

Abate-me ter conhecimento de Irmãos que batem nas suas esposas, filhos e familiares.

Abatem-me as disputas para saber quem é mais Maçom, quem tem o maior grau… quem foi melhor Venerável Mestre.

Não consigo entender também como alguns insistem em trazer o pior das suas práticas profissionais para o seio das Lojas. Estive em Lojas onde me senti como num tribunal de justiça, onde se fazia de tudo menos aquela egrégora gostosa de estar entre Irmãos. Todas as palavras eram medidas com cuidado, os discursos eram cheios de erudição jurídica, menos maçónica. A sessão travava com os famigerados “pela ordem Venerável”…

E o que dizer dos Irmãos entendidos em política. Raro é vê-los apresentar um trabalho sobre alegoria ou simbolismo maçónico… a tónica é uma só: política.

Voltamos então ao fulcro desta reflexão: sou Maçom ou sou reconhecido como tal ? O que significa ser reconhecido como Maçom?

O que é ou quem é o Maçom ? Há algo que o diferencia de outro ente?

Se nos orientarmos pelos rituais e pela literatura maçónica teremos uma visão super idealizada do SER MAÇOM. Ele mais se parece com um super-homem, dotado de poderes extraordinários. Mas no convívio, no dia a dia, desfaz-se esta visão do super-homem. Eu pelo menos nunca o encontrei entre nós, pelo menos não na forma idealizada. Muito menos em mim mesmo…

Está mais do que na hora de nos despirmos do modus profano. De tirarmos as nossas máscaras e darmos um passo em direcção ao autêntico “ser Maçom”. Está na hora de sermos maçons.

Reconheça que você não é o centro do universo!

Reconheça que outros podem vivenciar mais a maçonaria do que você!

Reconheça que graus para nada servem se o seu coração e atitudes não passaram daquelas do grau de Aprendiz (pedra bruta)!

Reconheça que ser Mestre Instalado não lhe dá direitos acima dos seus Irmãos!

Reconheça que tem pesquisado, estudado e reflectido muito pouco sobre os nossos símbolos, alegorias e ritualística!

Reconheça que tem faltado às sessões porque se acha melhor que aqueles que lá estão sempre, gostando ou não, ajudando nos trabalhos em Loja.

Reconheça que se é verdade que Maçonaria não se faz somente em Loja, também o é verdade que sem estar em Loja não se faz Maçonaria! É na Loja que exercitamos o “submeter minhas vontades e fazer novos progressos na maçonaria”. Não se iluda.

Reconheça que a Maçonaria não é clube social, partido político, confraria da cerveja ou o quintal da sua casa, terraço do seu apartamento, a sua sala de trabalho, mas uma Ordem INICIÁTICA.

Reconheça, por fim, que você não é dono da Loja.

Deixe que as alegorias e símbolos tomem forma no seu interior e se manifestem nas suas atitudes, não em meras palavras.

Deixe que o movimento da egrégora maçónica lhe tome a mente, o coração.

Deixe que a humildade aflore nas suas palavras e ações. Não tema, pode baixar a guarda, você está entre Irmãos.

Por fim, receba o seu prémio, não é um avental mais bonito que o dos outros Irmãos ou um título de Mestre Instalado ou 33º mas, tão somente uma ação: você é reconhecido como tal, sem sombras de dúvidas!


OS QUATRO ELEMENTOS - Alexandre Fortes



Empédocles (Agrigento, 490 a.C. – 430 a.C.), foi um filósofo e pensador pré-socrático grego e cidadão de Agrigento, na Sicília. É conhecido por ser o criador da teoria cosmogênica dos quatro elementos clássicos que influenciou o pensamento ocidental de uma forma ou de outra, até quase meados do século XVIII. Autor, em versos, de “Purificações” e “Sobre a Natureza”, sendo esta a obra em que Empédocles explica não apenas a natureza e a história do universo, incluindo a sua teoria dos Quatro elementos, mas ele descreve as suas teorias da causa, da percepção e do pensamento, assim como também explicações do fenômeno terrestre e processos biológicos.

Para Empédocles a água, o ar a terra e o fogo são as substâncias que estão no princípio de todas as outras coisas. Elas são as substâncias mais simples das quais derivam todas as outras, são os elementos básicos que não mudam nunca a sua qualidade. As quatro substâncias básicas se unem e se separam umas das outras formando todas as substâncias existentes. Elas são a origem das restantes. Os quatro elementos da filosofia de Empédocles criam as coisas quando se unem, e quando se separam, destroem o que existia quando estavam unidos.

Tanto os elementos como as forças que atuam sobre eles, segundo Empédocles, são divinos. Deus é o Esfero, a união de todos os elementos através do amor ou da amizade. Na fase em que o amor domina todos os elementos, eles vão estar ligados em perfeita harmonia. Nesta fase não existe o Sol, a terra ou o mar, mas uma unidade de tudo que Empédocles denomina como sendo o Esfero. As almas também são constituídas pelos elementos e sofrem a ação das forças do amor ou da amizade e do ódio ou da discórdia.

Destarte, a Maçonaria, em alguns ritos como, por exemplo o REAA, utiliza-se, dentre os diversos legados ou contribuições filosóficas depreendidas no mundo iluminado, também a empedocliana, dos seus Quatro Elementos, presentes nas Viagens que o candidato, para ser aceito como Maçom, terá que experienciar, através dos elementos Terra, Ar, Água, e, finalmente, o Fogo, que purifica ardente e simbolicamente, o candidato das nódoas do mundo profano, preparando-o para o mundo maçônico.

Justamente nesta última Viagem (REAA), a 3ª Viagem Iniciática, com a utilização do quarto elemento, o Fogo, é que o candidato é purificado pelas chamas que emanam de um purificador, que aumenta a sua intensidade de luz e calor, através do sopro do Mestre de Cerimônias, nesse instrumento de trabalho tão antigo, clássico, e importante na Cerimônia de Iniciação (no REAA), do candidato à Maçonaria.

Há, por vezes, o esquecimento ou silêncio no pronunciar dos nomes de alguns desses instrumentos tão utilizados nos nossos trabalhos, como a “Lâmpada de Licopódio”, assim como também objetos e lugares do Templo, que são tão utilizados ou avistados por nós no correr dos anos idos e que chegamos a nos olvidar aqui e ali dos seus nomes próprios, (no que é muito compreensível, tamanha a riqueza de detalhes no REAA).

Somente a título de exemplo deste olvidar ou usar (ou não usar) de vocábulos no REAA, às vezes chamamos até de outros nomes alguns instrumentos de trabalho, ou mesmo, simplesmente esquecemos dos seus reais nomes,  quando chamamos, às vezes, de “apagadores”, as Espevitadeiras ou Abafadores das luzes, que cessam momentaneamente as Luzes dos candelabros dos altares; ouvimos, às vezes, carinhosamente, outros nomes atribuídos, ou, ainda, outros que nem sempre são mencionados, como por exemplo, os Batedores dos malhetes; o Leitoril ou Atril, (utilizado nos Tempos de Estudos e palestras), o Nicho, onde repousam as Bandeiras ou Bastões, a Naveta no Altar dos Perfumes, as Estrelas presentes na Comissão de Recepção; as Aras das Dignidades; os Balaústres da Balaustrada da Grade do Oriente, ou o Balaústre feito pelo Irmão Secretário, ao Retábulo do Oriente, as Trapeiras do painel de Aprendiz, o Dossel e o Sólio no Trono de Salomão, as Borlas do Pavimento Mosaico, a Prancheta da Loja, ou, ainda, ao Mar de Bronze, utilizado como instrumento purificador, quando das Iniciações, com o elemento Água, e, por fim, também, entre aspas, o “purificador de fogo”. – Mas este seria o seu verdadeiro nome? Por que o soprar deste instrumento de trabalho na Iniciação? O que haveria no interior do seu bojo? Qual o seu significado? Qual o seu verdadeiro nome? Que instrumento é esse? E para quê soprá-lo?

O Fogo

Segundo o Irmão Almir Sant’Anna Cruz, M∴ I∴. O Fogo é o mais sutil, ativo e puro dos quatro elementos. Para os antigos, era considerado o princípio ativo, germe e origem da geração, fonte de energia, princípio animador e masculino, em oposição à Água.

Para os hermetistas, representava as qualidades quentes e secas, análogas ao Verão, ao meio-dia, à cor vermelha e à inteligência brilhante. Na Maçonaria, em alguns ritos de vertente francesa, o elemento Fogo é emblema da purificação iniciática, do fervor, do zelo e da Verdade.

O fogo foi adorado e considerado sagrado por inúmeros povos, seja como símbolo de vida ou da força animadora, seja diretamente como fogo aceso, seja como Sol, ou ainda como a própria divindade.

Na liturgia da Igreja Católica, apenas como um mero exemplo, o fogo novo simboliza Cristo, a Luz do Mundo; como também na cerimônia da Vigília Pascal, onde, no vestíbulo ou fora da Igreja, obtido pelo atrito de pedras, o novo fogo vai iluminar todo o templo, lembrando a figura de Cristo ressuscitado, pelo que se acende o Círio Pascal até o dia da Ascensão.

Na Bíblia, no Antigo ou no Novo Testamento, por exemplo, a palavra fogo é usada, tanto no sentido literal quanto no figurado, com inúmeros significados e em diversos contextos, todos de denso sentido simbólico. Exemplos:

- O fogo do inferno, que queima, no sentido figurado, tanto a alma, que é espiritual, quanto o corpo, que é material, sem consumi-los;

- O fogo como símbolo da providência divina (Êxodo 13:21 – Salmos 78:14);

- O fogo testando as virtudes (Zacarias 13:9 – I Coríntios 3:13);

- O fogo simbolizando a purificação moral e espiritual (Malaquias 3:2);

- O fogo como manifestação de Deus (Génesis 15:17 – Êxodo 3:2-4);

- O fogo associado ao Espírito Santo (Atos 2:3-4); e

- O fogo associado ao Espírito Santo e a um batismo superior ao da água:

Em Lucas 3:16: Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das alpercatas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com FOGO.

Portanto, embora todas as religiões cristãs utilizem a Água para as suas cerimônias de iniciação, batismo e purificação, o seu próprio Livro Sagrado, a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, indica que existe um batismo superior, pelo Espírito Santo e pelo FOGO.

A Lâmpada de Licopódio

Em pesquisa à Lâmpada de Licopódio, segundo Sérgio Pereira Couto, no seu Dicionário Secreto da Maçonaria, da editora Universo dos Livros, página 219, relata:

“O licopódio é uma resina extraída de um arbusto proveniente da destilação da hulha, um carvão mineral facilmente inflamável quando reduzido a pó. Este arbusto simboliza a Sarça Ardente do Sinai, vista por Moisés quando Deus estava presente. Para a realização da purificação pelo Fogo, na Cerimônia de Iniciação, é usado um aparelho com uma vasilha com tampa perfurada para permitir, quando sacudido, a saída do pó. No centro da tampa, é colocado um toco de vela aceso. A vasilha possui ainda um cabo oco por onde é dado um sopro, que faz com que o pó saia rapidamente da vasilha e exploda no contato com a chama da vela, produzindo, assim, uma chama de grande volume que aquece o rosto do Iniciado, que está de olhos fechados e não sabe de onde vem o calor. O uso desta lâmpada simboliza a purificação pelo fogo.”.

Na Antiguidade, a lâmpada era um recipiente que continha óleo e um pavio que, quando aceso, produzia uma chama amarelada e emitia um ténue fio de fumaça e odor acre. A Lâmpada sempre foi uma expressão da fé, já que a sua luz simboliza a luminosidade recebida de Deus.

No Templo de Salomão, era colocada a Lâmpada Votiva, alimentada com azeite de oliva e que permanecia constantemente acesa. Em alguns Templos Maçônicos, usa-se este tipo de lâmpada, porém a sua presença não faz parte da ritualística maçônica. Quando a Lâmpada Votiva está acesa, significa a presença simbólica constante da divindade naquele recinto. No Templo Maçônico, porém, ela só é reacesa quando é formada a chamada Egrégora (atmosfera espiritual de um ambiente), após a abertura do Volume das Sagradas Escrituras. Por tradição, os gases que são emitidos da chama e os resíduos da cera queimada agradam a Deus e fazem parte do incensamento do Templo, prática ainda em uso em alguns Templos Maçônicos, como no REAA e Adonhiramita.

Portanto, o instrumento utilizado no REAA, na purificação pelo fogo, tem o nome de Lâmpada de Licopódio, por ser uma lâmpada e ter no seu interior o licopódio, que possui a faculdade de incrementar as chamas na purificação do candidato quando da sua iniciação, fazendo-o sentir o calor das chamas.

O licopódio é uma planta criptogâmica, isto é, não se reproduz por flores, mas sim por esporos, os quais surgem de uma espiga terminal. Quanto ao seu nome científico, a palavra Lycopodium é derivada das palavras gregas “pus” e “lycos”, as quais significam respectivamente “pé” e “lobo”, aludindo ao aspecto dos seus ramos jovens e a palavra “clavatum”, que vem do latim significa “moca”, uma variedade de café árabe, devido à semelhança dos esporângios com esta.

Se um pouco do pó for lançado na chama, inflama-se e um clarão vivo é emitido, devido a uma reação que ocorre com o óleo essencial presente no licopódio. É devido a isso que é utilizado na fabricação de peças de fogos de artifício com chamas coloridas.

Nome Científico: Lycopodium clavatum

Meus Irmãos, na Maçonaria, nos ritos que possuem a purificação ou provação pelos 4 Elementos nas suas Viagens, como nos REAA, Adonhiramita, e Brasileiro, por exemplo, o candidato depois de passar pelas Viagens com os elementos da Terra, do Ar da Água, e com a purificação pelo Fogo, chega, enfim, à Iniciação pura, à purificação superior, em que, (no REAA), o Mestre de Cerimônias utiliza a Lâmpada de Licopódio, livrando-lhe, simbolicamente, das nódoas lodosas dos vícios do mundo profano, para uma nova vida, para a vida maçônica.



outubro 12, 2025

A PADROEIRA DO BRASIL - Adilson Zotovici


Santa Imagem conhecida

“Maria” que a Deus serviu

No Paraíba do Sul surgiu

Por pescadores conduzida


Que pela Fé seu povo uniu

Bondosa, nunca esquecida

Milagrosa em nossa  vida

Como “Aparecida” seguiu


Com Bento Manto vestida

Misericórdia  o seu perfil

Segue a Santa a sacra lida


Homenagem de amor, sutil,

À Nossa Senhora Querida

A Padroeira do Brasil !


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Newton Agrella


Todos os dias somos surpreendidos com alguma coisa diferente.

E hoje, em especial,  numa troca de mensagens com o nosso querido e Respeitável Irmão, Secretário de Cultura do Grande Oriente de São Paulo, OMAR ZACHARIAS, em determinado instante ele  escreveu-me:

"...Agrella, em todos os momentos nós estamos lidando com os preços das  coisas,  e pouco nos damos conta do Valor das coisas..."

Confesso que a afirmação do Irmão OMAR, levou-me à um breve exercício especulativo.

Grosso modo, o Preço de tudo o que se paga, atende a um critério puramente objetivo.

O preço é uma expressão numérica adotado pelo mercado.

O Preço das coisas obedece a um padrão de cálculos do que se  elabora, se gasta com relação ao tempo para produção e acima de tudo, por um diferencial que o identifica singularmente, que é a obtenção de um lucro, inobstante a margem que suscite.

Por outro lado, o  Valor das coisas, traz consigo um critério subjetivo que  está relacionado à utilidade, às necessidades, às sensações e às preferências humanas.

Quando se afirma: 

"Nada paga o que isto significa pra mim"

Estamos reconhecendo rigorosamente o Valor de alguma coisa e não o Preço que eventualmente teve ou teria que ser pago.

Preço é investimento.

Valor é satisfação.

Enquanto o Preço encerra uma idéia quantificável em unidades monetárias. 

O Valor, outrossim, implica no apreço e no gosto que uma pessoa confere a um bem ou serviço, transitando além do simples custo monetário.

O Valor das coisas impõe por si só um conceito interior e subjetivo, pois depende das necessidades, desejos e preferências individuais.

Lembrando ainda que no cenário semântico e gramatical, apenas ao que se ama, se venera, se respeita profundamente e que cala fundo a própria alma, é que se atribui um  "Valor Inestimável"...

Portanto, ao olhar em torno de sí, pare, reflita e conclua o que realmente importa na sua vida : se é o valor com que os outros o vêem, ou se é o cifrão que você pode representar.

Afinal de contas, avaliar é um verbo, advindo do substantivo Valor, e é em torno disso que buscamos nosso aprimoramento humano.

SOIS MAÇOM ? - Joab Nascimento


I

Não precisa espalhar,

E nem dizer pra ninguém,

Que você é um maçom,

E vive fazendo o bem,

Mostre pelas suas virtudes,

Demonstre nas atitudes,

O melhor que você tem.

II

Por meio de suas palavras,

Ninguém precisa saber,

Faça com a mão direita, 

O que a esquerda não ver,

Todo bem é dadivoso,

Deve ser silencioso,

Pra aquele que merecer.

III

Quando a pergunta é feita,

Dentro do seu ritual,

A resposta em seguida,

Segue o padrão normal,

Meus irmãos a cada dia,

Dentro da maçonaria,

Reconhecem como tal.

IV

Isso demonstra pra todos,

Como devemos agir,

Para ser reconhecido,

Não precisa se exibir,

Sempre haja com discrição,

Pois o verdadeiro irmão,

Logo alguém vai distinguir.

V

Um verdadeiro maçom,

Age com fraternidade,

Com nobreza de caráter,

Mantendo a

integridade,

Buscando aperfeiçoamento,

Para o seu melhoramento,

Sempre dentro da verdade.

VI

Praticando sempre o bem,

Sem fazer divulgação,

O maçom vai lapidando,

O seu bruto coração,

Controlando a vaidade,

Não querer mais falsidade,

Nem fazer propagação.

VII

É respeitador das leis,

E um cidadão honrado,

Contribui pra sociedade,

E pro seu país amado,

Valoriza a igualdade,

Preza sua moralidade,

É um homem respeitado.

VIII

O verdadeiro maçom,

Prega solidariedade,

Age com amparo ao próximo,

Promovendo amizade,

Sentindo até suas dores,

Suas angústias e temores,

Fazendo fraternidade.

IX

O bom maçom só demonstra,

Comportamento impecável,

Integridade moral,

Por todos, incontestável,

Honesto com seus valores,

Coerente em seus pendores,

Com atitude imutável.

X

Bom maçom não se envaidece,

Não propaga qualidade,

Na loja não busca cargo,

Pra conter sua vaidade,

Não se apega a posições,

Desempenha suas funções,

Na maior simplicidade.

XI

Bom maçom busca o progresso,

Moral e individual,

Para si e para os outros,

Com o seu potencial,

Ensinando e aprendendo,

Às arestas refazendo,

Combatendo o próprio mal.

XII

Ele é nobre na vitória,

E sereno na derrota,

Controlando seus impulsos,

Segue firme em sua rota,

Superando suas fraquezas,

Anulando às suas proezas,

Vai recolhendo sua cota.

XIII

Ele realiza o bem,

Como um dever natural,

Será sempre um prazer,

Sobrepor o bem do mal,

O seu valor é julgado,

Pelo que foi praticado,

De maneira intencional.

XIV

Compromisso com a Ordem,

Com muita dedicação,

Estudando seus princípios,

Fazendo assimilação,

Dos costumes e valores,

Dissipando dissabores,

Com destino a evolução.

XV

O que se'espera de'um Maçom!

Os exemplos de virtude:

Ser exemplo de conduta,

Lealdade na atitude,

Os seus valores morais,

Nas camadas sociais,

Em toda sua plenitude.

XVI

O bom maçom valoriza,

O respeito e igualdade,

Sem distinção de riqueza,

No meio da sociedade,

Trata todo mundo igual,

Procura ser cordial,

Oferecendo amizade.

XVII

O verdadeiro maçom,

Logo que recebe a luz,

Renasce pra nova vida,

Nova esperança produz,

Já começa a desbastar,

Sua pedra, pra melhorar,

O seu eu, que ele

conduz.

XVIII

Trabalhando todo dia,

Sem ter hora pra parar,

Do meio dia a meia noite,

Pra poder se lapidar,

Tornará-se homem bom,

Um verdadeiro maçom,

Todos irão lhe chamar.

XIX

Para haver transformação,

É preciso haver mudança,

Mudança de atitude,

Se desprender de pujança,

Só assim vai encontrar,

Motivos pra melhorar,

Trazendo nova esperança.

XX

Agindo dessa maneira,

A irmandade agradece,

Não precisa propagar,

Todo bem, logo aparece,

Quando alguém lhe perguntar,

Você pode respostar,

Como tal me reconhece.



O FUTURO DA MAÇONARIA ESTÁ NA MELHORIA DO TEMPO DE ESTUDO - Cledson Cardoso

Uma palestra muito  importante que remete a necessidade de se repensar algumas atitudes na Ordem.




O QUE É O SUCESSO - Jorge Gonçalves




O irmão Jorge Gonçalves, um maçom muito bem sucedido em todos os sentidos, pessoal, profissional e maçônico, nos presenteia com uma mensagem de Bessie Anderson Stanley, que faz refletir a respeito do que é sucesso.

Rir muito e com frequência; 

ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; 

merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; 

apreciar a beleza; 

encontrar o melhor nos outros; 

deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; 

saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu.

Isso é ter tido sucesso.

Bessie Anderson Stanley

outubro 11, 2025

AO MESTRE, COM CARINHO - Jorge Gonçalves


Em 1967, o mundo conheceu o inesquecível engenheiro interpretado por Sidney Poitier no filme Ao Mestre, com Carinho, exibido muitas vezes na televisão brasileira. A história retrata um homem negro que, ao lecionar para jovens rebeldes, descobre que ensinar é mais do que transmitir conhecimento, é acreditar no potencial humano mesmo quando o próprio ser humano duvida de si.

Se você está lendo este convite, é porque, em algum momento da sua vida, um professor acreditou em você.

*No dia 14 de outubro*, véspera do Dia do Professor, vamos homenagear todos aqueles que contribuíram com nossa formação.

O evento contará com a presença do *Irmão Domingos Pascoal*, filósofo, escritor e professor, autor de obras voltadas ao humanismo e à transformação pessoal, fundador de mais de 58 academias literárias em Sergipe e membro da Academia Sergipana de Letras, onde ocupa a Cadeira 17.

Convidamos você, meu Irmão, para esta celebração especial em *homenagem ao Dia do Professor*.

A ROMARIA DOS NOSSOS DIAS - Newton Agrella


Impressionante como a grande maioria do nosso povo, independente de sua condição social, faz da fé, seu instrumento de vida.

Nesses dias que precedem as comemorações de N.S. APARECIDA, a inefável padroeira nacional, as romarias que se formam, com milhares de pessoas caminhando convictas, munidas de terços, imagens e de todo e qualquer item, que de algum modo remetam ao agradecimento por  um milagre alcançado ou na esperança de um milagre que possa acontecer, criam uma atmosfera de densa emoção, que demonstram o quanto a alma, na grande maioria das vezes fala mais alto que a própria razão.

Desde um renomado médico a um singelo trabalhador do campo, a fé não escolhe cor, idade, raça ou seja lá o que for.

Ela simplesmente brota do peito, sustenta o coração e se torna um laço inquebrantável entre o ser humano e a divindade.

Nessa romaria sob sol, vento ou chuva, os passos se mostram firmes e absolutos com o claro objetivo de chegar a Aparecida.

Mesmo diante de tropeços e percalços a caminhada prossegue. 

É gente de tudo quanto é canto do país...

Os romeiros cantam, oram, riem e choram, porém entretidos na fé inabalável que os conduz.

O brasileiro enxerga a fé, como a materialização de sí mesmo, apesar de tantos revezes, vicissutudes e sofrimentos que a maior parcela de nosso povo carrega consigo.

É um sorriso cansado ao repórter diante da tela da tv, um agradecimento a Deus pela vida que tem, e uma esperança desmedida que nenhuma lógica é capaz de explicar...

Os faróis dos carros ao longo da Dutra não são impeditivos para que a marcha prossiga...

Não há obstáculo que não possa ser vencido.

A maior nação cristã das Américas, não se faz de rogada...

Cuidado aí !!!

Carro no acostamento.

Melhor ir devagar, em fila indiana, falando em voz baixa...e conversando com Deus...

Afinal, tudo isso é um exercício de entrega e devoção, em que a busca pelo milagre, pela transformação e pela revelação desconhece limites.

outubro 10, 2025

DISTÂNCIA DELE - Adilson Zotovici


Distância dele se vaticina !

Daquele ser rude, intrigante,

Que se ilude que a todos domina

Com sua língua ferina, faiscante


Qual fustiga ter própria doutrina

E que a siga todo semelhante

Quando sua vaidade descortina

E a sua humildade distante


A soberba precede a ruína

Da Arrogância à queda...um instante (*)  

Solidão em constância sua sina 


Além de tudo, deselegante 

A dono da verdade se inclina  

Não mais, nem menos...que o Arrogante !


  (*)  Provérbios 16:18-28 “ 




O LEGADO MAÇÔNICO - Newton Agrella

 



Quando a religião, o sectarismo, as repetidas passagens bíblicas e o nome de Deus são tão recorrentemente citados nos grupos sociais, pretensamente maçônicos, é sinal de que alguma coisa anda errada.

Afinal de contas, a Maçonaria Especulativa nos oferece ferramentas para pensar, para elaborar ideias, estudar e investir em nossa  capacidade intelectual de modo que possamos aprimorar o nosso nível de consciência crítica, bem como de nossa própria evolução da condição humana, e possamos compreender e explorar toda a nossa capacidade cognitiva, sem que nos tornemos meros agentes passivos do Dogmatismo.

Não é tão difícil entender que a Maçonaria se pauta por um caráter eminentemente "filosófico" que impõe aos seus obreiros a se valerem de Símbolos e de Alegorias para compreender a relação do Homem com o Universo, especialmente através de seus atributos hominais e antropocêntricos, aliados à suas naturais disposições anímicas.

Ainda que o reconhecimento da existência de DEUS seja uma prerrogativa de inteligência como um paradigma de nossa origem, e como uma condição para que sejamos admitidos na Sublime Ordem, isto não significa que o Maçom precise afirmar, reafirmar e proclamar aos quatro ventos seu instrumento de fé a cada pouco.

Há um arsenal desmedido de temas e assuntos, a serem estudados na Maçonaria, que não parece lógico debruçar-se a cada pouco, sobre temas transcendentais, metafísicos e sobretudo divinais, cujo ambiente condizente são os incontáveis Templos Religiosos de todos os tipos, onde promessas de Revelação, Curas, Alívio da Alma e Amortecedores para diminuir os sofrimentos e vicissitudes estão de portas abertas em todos os lugares.

É inequívoco que o exercício permanente do raciocínio, do intelecto e da especulação tornam o ser humano mais aquiescente para a compreensão de sua existência na busca infinita da Verdade.

Neste caso, leia-se Verdade, como sinônimo de Conhecimento.



QUANDO A VAIDADE ROMPE A FRATERNIDADE - Bruno Lins de Arruda




Alguns irmãos, que um dia ergueram o mesmo Templo, hoje se encaram como rivais.

O que mudou não foi o ideal — foi o espelho onde cada um se olha.”

Reflitamos:

Antes dos pleitos, multiplicam-se processos, acusações e disputas.

É natural: o poder desperta paixões.

Mas o que mais entristece não é o embate entre adversários — é a ruptura entre irmãos que um dia caminharam juntos, unidos por sonhos e ideais.

A vaidade é sutil: entra como zelo, fala como justiça, mas age como orgulho.

E quando ela se instala, o Templo deixa de ser um espaço de Luz e torna-se campo de guerra silenciosa.

O verdadeiro maçom não busca vencer irmãos — busca vencer a si mesmo.

Porque toda eleição é apenas uma prova: entre o ego e a consciência, entre o orgulho e o dever.

Quem vence uma eleição e perde a fraternidade, nada venceu.”

Mantenhamos o coração sobre o Esquadro e o Compasso.